top of page

Ensino Fundamental I

Proposta Pedagógica

grafismo-circulos-vermelhos.png
Cópia de 02_edited.jpg

Nossa Proposta Pedagógica – Ensino Fundamental I

Com currículo aberto às atualizações socioculturais, nosso compromisso é o de contribuir na formação de sujeitos autônomos, críticos e construtores ativos do seu desenvolvimento.

Através de três pilares - conhecimento, autonomia e democracia participativa, estamos engajados com o desenvolvimento integral da criança, para além dos muros da escola.

Com ambiente propício para a reflexão, o registro e a ação, nossos alunos são estimulados a construir, cognitiva e moralmente, formas democráticas de convívio, pautadas pelo respeito ao próximo e diálogo constante.

Promovemos, então, uma educação de qualidade, inclusiva, repleta de desafios e com respeito às individualidades, instigando o aluno para que aprenda a aprender.

grafismo-circulos.png

O Currículo

Nosso currículo é atualizado e contextualizado na inovação e criatividade, pautado na nova BNCC, que embasa o desenvolvimento na progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.

As áreas do conhecimento são denominadas por: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, todas com sua devida importância e entrelaçadas, propondo ao aluno o estímulo do pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo.

Essa articulação prevê tanto a progressão dessas experiências, quanto o desenvolvimento da criança, seja de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses, de testá-las, repensá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Como Aprendemos

Na Athena o aluno é visto como protagonista do seu processo de aprendizagem, assim, participa ativamente da estruturação das aulas, tendo sua voz ouvida, sua imaginação valorizada e seus conhecimentos respeitados.

Através de projetos pedagógicos desenvolvidos semestralmente, os alunos consolidam suas competências e potencialidades, vivenciando assim, uma educação integral e de qualidade. Livros didáticos são utilizados apenas para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática (FAÇA- Editora FTD) e Empreendedorismo e Projeto de Vida (OPEE / FTD), já que, as demais áreas são trabalhadas vinculadas aos projetos e a interdisciplinaridade exclui a necessidade de um material pré-moldado.

A autoavaliação, o desenvolvimento do senso crítico e o respeito ao próximo são primordiais para que a aprendizagem aconteça de forma gradativa e eficaz, pois, nesse formato, a criança não adquire apenas conceitos cognitivos, mas também desenvolve questões éticas e morais.

 Línguas - Inglês e Libras

Atualmente, o aprendizado de uma segunda língua é fundamental, falar um outro idioma no mundo globalizado ajuda a ampliar seus conhecimentos e traz muitos benefícios. Quando uma criança estuda várias linguagens paralelamente, ela estimula as suas funções cognitivas, o que, consequentemente, facilita o seu aprendizado integral.

Apostando em iniciativas inovadoras, a Athena é pioneira, na grande São Paulo, no ensino regular de Libras para a primeira infância - Educação Infantil - e, amplia o olhar para o Ensino Fundamental, com aulas semanais específicas da língua, além da interdisciplinaridade que permeia todo o currículo proposto.

Com enfoque na fluência das línguas, a Athena estabelece a Imersão em Inglês, no Ensino Fundamental, com mais de 4 horas semanais (5 aulas por semana) curricular.

Inovação e Tecnologia

Com as novas demandas tecnológicas, a criança já nasce imersa nesse mundo de possibilidades.

Pensando em auxiliá-los no bom convívio com as novas tecnologias, a Athena adere ao Google Classroom integrado à agenda (aplicativo Diário Escola), como facilitador da programação de atividades, além das salas já adaptadas com lousas interativas e os laboratórios de Artes, Ciências e Inovação e Tecnologia.

Promovemos também, intracurricular, curso de robótica em dois âmbitos, entrelaçada na interdisciplinaridade, com material da Lego Education, e em momentos exclusivos, com aulas de Robótica Pedagógica em parceria com a empresa Smart Blocks.

Corpo e Mente

Visando a integração de nossa proposta pedagógica com a prática em nosso dia a dia, onde o aluno é o protagonista de seu processo de aprendizagem, promovemos aulas de Yoga intracurricular, uma vez por semana, além das aulas de Educação Física, duas aulas semanais.

A Yoga é um misto de práticas de exercícios físicos e meditação para trabalhar a parte física e também a mente, onde as crianças aprendem a conhecer o próprio corpo e a encontrar a paz interior.

A prática da Yoga permite trabalhar a concentração, não apenas durante a aula, mas também nas atividades escolares, o equilíbrio corporal e emocional. Ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.

Contribui com o conhecimento do próprio corpo, aumento da flexibilidade, controle da respiração. Estimula a empatia, o amor ao próximo e a motivação.

Para complementar esta experiência, nossos alunos têm aula de musicalização (Som Livre Escola de Artes) semanalmente. A música proporciona o desenvolvimento de habilidades sociais, fortalece e estimula a memória, alivia o estresse, ensina a ter foco e concentração, além da grande sensação de prazer e felicidade, geradas pela liberação de dopamina, substância associada ao prazer e ao bem-estar.

Educação para a vida

Hoje, não basta que o aluno aprenda conceitos, é preciso estimulá-lo a pensar, criar e experimentar colocar em prática todo esse aprendizado. Sendo assim, a Athena busca atender amplamente, não apenas as necessidades educacionais de cada aluno, mas também apresentá-lo para algumas situações que ajudarão a prepará-lo para o futuro.

 

Acreditamos que um aluno que vivencia a diversidade, torna-se um adulto sem preconceitos e aprende a respeitar as diferenças com naturalidade, por isso trouxemos da nossa prática na Educação Infantil o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que vem nos confirmando esta expectativa, além de convivermos com crianças com deficiência em nossa escola, adaptando o currículo quando necessário.

 

Outro ponto importante a ser destacado é a participação ativa de nossos alunos no ambiente escolar, por isso a democracia participativa faz parte de um dos nossos pilares, no qual estimulamos a voz dos nossos alunos, que tem como intenção terem suas questões ouvidas e que em conjunto desenvolvam ações para atender as necessidades de todos. 

 

Complementando nossa proposta pedagógica e acompanhando o desenvolvimento de nossa sociedade, no que tange a cultura e as mudanças no mercado de trabalho, temos aulas de Empreendedorismo e Projeto de Vida, que permite nossos alunos desenvolverem habilidades necessárias para a vida como planejar, buscar informações, estabelecer metas, ser persistentes, autoconfiantes e protagonistas de suas histórias e escolhas. Para isso, como material de apoio, utilizamos o material da FTD, desenvolvido pela Metodologia OPEE - Empreendedorismo e Projeto da Vida, de Leo Fraiman, que tem como vertentes três módulos: Descobrindo a si mesmo, Aprendendo sobre o trabalho e as profissões e Descobrindo a vida financeira, o que irá contribuir com uma base para criarmos adultos mais conscientes no consumo e prevenir más escolhas financeiras no futuro. E como chave deste processo, temos a participação e acompanhamento das famílias neste lindo e prazeroso projeto, com o compartilhamento de informações e atividades disponíveis em plataforma interativa para melhor aproveitamento dos conteúdos trabalhados e ampliando seus conhecimentos a respeito desse período de vida.

grafismo-circulos.png

“Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.”
BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

bottom of page