top of page

Descubra a educação infantil transformadora que oferecemos - preparando seu filho para um futuro brilhante

Educação Infantil

WhatsApp Image 2023-03-28 at 19.21_edite

Objetivo 

grafismo-coruja-verde-athena.png

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.

 

A brincadeira é a linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com o mundo. É no ato de brincar que a criança aprende, desenvolve a criatividade e são elaboradas e experimentadas situações de descoberta das relações humanas, de conhecimentos do mundo social e natural, da leitura e da escrita.

 

Nossa prioridade está na qualidade e segurança no atendimento aos alunos.

 

Dessa forma, na Educação Infantil, os alunos interagem e participam de atividades planejadas, desenvolvendo seu potencial de aprendizagem e sua capacidade de socialização em um ambiente organizado, acolhedor e pedagogicamente estimulante.

Currículo

Para construir sua identidade, uma criança precisa se desenvolver física, psicológica, social e intelectualmente. Na Athena, o currículo da Educação Infantil é contemplado pelas diversas áreas do conhecimento, Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem Artística, Linguagem Musical, Movimento, Identidade e Autonomia, Libras e Língua Inglesa, aprimorando seus conhecimentos prévios e construindo novas aprendizagens através dos Projetos Pedagógicos, da ludicidade e da experimentação.

 

Assim, em todas as áreas, o papel do educador é estimular a reflexão e a consciência, através de experiências e do contato com o meio.

grafismo-circulos.png
ludico.png

Projetos Pedagógicos
Ludicidade e Experimentação

A brincadeira e a experimentação estimulam o raciocínio, a coordenação motora, a competitividade e a cooperação. Impõem desafios e trabalham valores como ética e respeito ao outro. Criam repertório para lidar com situações variadas. Ensinam a respeitar regras e a negociar, a ganhar e a perder. Desempenham, enfim, um papel fundamental no desenvolvimento da criança.

ingles.png

Língua Inglesa

A aprendizagem de língua estrangeira é uma possibilidade de aumentar a percepção do aluno como ser humano e como cidadão. Tendo em conta a expansão da globalização, visa desenvolver habilidades comunicativas em função de sua especificidade e das condições existentes no contexto escolar.

natural.png

Natureza e Sociedade

Através de vivências e experimentações, a criança desenvolve a percepção do meio em que vive e adquire conhecimento para desenvolver sua autonomia, assumindo suas responsabilidades e aprimorando o senso crítico.

move.png

Movimento
(Educação Psicomotora)

A proposta incorpora algumas produções da cultura corporal como jogos, dança, movimento, dando novos significados à cultura corporal humana. Nesta linguagem lúdica, procura-se encontrar em cada um de seus conteúdos, benefícios fisiológicos, psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura corporal. Visa particularmente o desenvolvimento das habilidades motoras e noções de lateralidade e equilíbrio, respeitando sempre, as perspectivas para cada faixa etária.

falar.png

Linguagem Oral e Escrita

A interação da criança com o mundo ao seu redor está estritamente relacionada à sua capacidade de comunicação, por isso, a linguagem é tão intensamente trabalhada desde o Berçário. Aqui a criança tem contato com as mais variadas formas de expressão, exercitando suas habilidades de ouvir, compreender, imaginar, interpretar e exprimir seus pensamentos. Nós acreditamos e praticamos o manuseio de livros e a contação de histórias como parte fundamental da rotina desse ciclo.

libras.png

LIBRAS
Língua Brasileira de Sinais

A introdução da Língua de Sinais no contexto escolar pode significar para crianças ouvintes oportunidades ímpares de aquisição de novos saberes, de valores imprescindíveis para a formação da sua identidade enquanto cidadãos, e, para as crianças com deficiência auditiva essas vivências podem representar a garantia de que o processo de ensino e aprendizagem transcorrerá de modo a lhes proporcionar aprendizagens significativas resultantes de ricas experiências com participação individual ou coletiva, constituindo-se enquanto elementos essenciais para o seu desenvolvimento pleno e, consequentemente, para a sua inclusão nos diversos espaços sociais.

music.png

Linguagem Musical

O despertar da musicalidade nas crianças através das canções simples como as de roda, canções de ninar, da hora do lanchinho, etc, em conjunto com instrumentos musicais apresentados esporadicamente, a fim de desenvolver o ritmo, a coordenação motora, conhecimento de novas palavras e códigos gestuais.

mat.png

Linguagem Matemática

O aprimoramento do raciocínio lógico matemático se dá a partir de experiências do dia a dia. Utilizando atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), as crianças podem estabelecer relações entre os diversos conceitos matemáticos.

art.png

Linguagem Artística

As experiências nas artes plásticas oferecem à criança a possibilidade de explorar e criar intimidade com os diversos materiais, descobrindo as expressivas possibilidades de ampliar o seu campo referencial. Dentro desta proposta a criança através da junção destes materiais criará composições, trabalho basicamente concentrado na leitura de imagens produzidas por elas mesmas (desenhos, colagens, recortes, pintura e etc). Em todo percurso as crianças serão estimuladas para que falem de suas criações e escutem as observações dos colegas, porque somente assim elas poderão reformular suas ideias, construindo novos conhecimentos, bem como, desenvolver o contato social com os demais.

kid.png

Identidade e Autonomia

Alguns movimentos promovem a descoberta da Identidade da criança e, estes, são essenciais dentro da rotina escolar, espaço único da criança, no qual ela passa a compreender a sua função social - e a dos outros - nas diversas instituições (familiar, escolar), desenvolvendo seu senso crítico, o respeito ao próximo, a resiliência, a autonomia e o altruísmo.

 Atividades Extracurriculares

Investir nas múltiplas linguagens, na expressividade corporal, nos esportes e nas artes é essencial para a formação das crianças. Há diversos estudos que indicam os benefícios da inclusão das atividades extracurriculares na vida escolar da criança em formação. A Athena valoriza essa pluralidade e por isso, oferece não só em sua grade curricular como também em atividades extracurriculares/opcionais, uma demanda diversificada e expressiva para a escolha das crianças, de acordo com o que gostam ou se identificam.


Conheça um pouco mais cada uma delas e entenda os motivos que levaram a Athena a tê-las como parte da instituição.

beautiful-little-ballerina-blue-dress-dancing-puting-foot-pointe-shoes-scaled-2-1024x683.j
coruja-conheca-a-athena.jpg

Brilho Ballet Escola de Dança
Professora Gislaine Costa

Desde 1997 a dança foi incluída nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e ganhou reconhecimento nacional como forma de conhecimento a ser trabalhado na escola.

O ballet é uma das diversas maneiras de se trabalhar a dança na escola, principalmente para a educação infantil, sendo esta uma forma de interação e expressão tanto individual quanto coletiva em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade. É também uma fonte de comunicação e de criação informada nas culturas.

Como atividade lúdica, o ballet na educação escolar propicia o autoconhecimento, o conhecimento do outro, bem como a expressão e a comunicação, através de diálogos verbais e corporais. Estimula vivências da corporeidade, incentivando a expressividade; proporciona relacionamentos estéticos com outras pessoas e com o mundo, promovidos pelo fazer artístico. Sensibiliza as crianças, contribuindo para que elas tenham uma educação estética e estimulem relações mais equilibradas e harmoniosas ante o mundo, desenvolvendo a apreciação da dança.

Com base no programa de ensino o Pre-School Dance Curriculum (Currículo de Dança na Pré-Escola), focado no público infantil elaborado pela Royal Academy of Dance, uma das mais influentes organizações de ensino e exames especializados em ballet clássico do mundo. Este programa desenvolve competências motoras básicas, sensibilização musical, expressão e criatividade, através de interpretações livres, atividades lúdicas e exercícios relacionados aos movimentos naturais contidos nas brincadeiras, no dia-a-dia e na imaginação das crianças. As aulas temáticas estimulam a participação da turma, permitindo o aprimoramento no enfoque e na autoconfiança preparando os alunos aos níveis mais avançados.

grafismo-circulos.png
coruja-footer.png

Conheça a nova escola do seu filho

grafismo-circulos-vermelhos.png

Agende uma visita para conhecer nossa proposta única.

seta-whatsapp.png
bottom of page